Muito tem se falado sobre visagismo. Mas afinal, o que é isso? Visagismo vem de "visage", que em francês quer dizer "rosto". O visagismo é o estudo das proporções do rosto, bem como das cores e suas temperatura, com a finalidade de oferecer soluções efetivas e adequadas a cada rosto, respeitando suas características e traços pessoais.
Geralmente, as pessoas recorrem ao visagismo na hora de trocarem de corte ou de coloração para os cabelos. Porém, com a maquiagem também podemos valorizar o rosto e suavizar formas, pois o visagismo também trata de cores. Ele tem como fundamento a base da fotografia: cores claras mostram e evidenciam, enquanto as escuras disfarçam e tiram o volume.
Vamos tratar aqui dos formatos de rosto mais comuns: oval, redondo, quadrado, triangular invertido e longo. Vamos lá?
Rosto oval
No rosto oval, tudo é permitido, não porque é tido como o rosto perfeito, sem necessidade de "correções". É que o rosto oval é facilmente identificado pelo cérebro de uma maneira mais harmoniosa.
Rosto redondo
Já no rosto redondo, em que a largura corresponde a mais de dois terços da altura, os cortes desestruturados com pontas e franjas são bem-vindos (fuja dos repicados nas laterais!). Com a maquiagem, poderemos afinar este formato de rosto, com o uso do blush (ou de um pó compacto mais escuro) de maneira correta, oferecendo uma falsa sombra onde não há.
Com um pincel adequado, aplique o blush das têmporas em direção aos cantos externos da boca, deixando o traço mais fino na parte de baixo da face. Não deixe marcado, esfumace bem! Caso tenha queixo duplo, aplique um pó compacto mais escuro nessa área para tirar o volume. As sobrancelhas devem estar bem arcadas para oferecerem ângulo onde não há.
Rosto quadrado
O rosto quadrado pede suavidade e movimento. Os cabelos com cachos ou ondulados são os mais indicados. Para a maquiagem, o blush deve se concentrar mais no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção às orelhas. Aplique também um pó compacto mais escuro na linha do maxilar inferior e junto à raiz dos cabelos. As sobrancelhas devem estar levemente arqueadas.
Rosto triangular
O rosto com formato coração ou triângulo invertido pede um corte curto na linha entre o maxilar inferior e os ombros, dando volume nessa região. Na maquiagem, clareie bem o queixo, bem como as laterais do rosto. Escureça a testa próximo à raiz dos cabelos. O blush poderá ser aplicado apenas nas maçãs do rosto. As sobrancelhas devem ter seu PMA (ponto mais alto) da metade para fora.
Rosto longo
No rosto longo, os cabelos curtos oferecem leveza e harmonia. Na maquiagem, clareie as laterais do rosto e escureça a linha do topo da testa, junto à raiz dos cabelos, bem como o queixo. Aplique o blush de dentro para fora do rosto. Lembre-se que não podemos tirar volume das laterais deste formato de rosto. As sobrancelhas finas são bem vindas.
No visagismo, a teoria das cores é de fundamental importância, pois cada pessoa tem uma cor pessoal, aquela com a qual fica mais bonita. Geralmente, as pessoas de pele clara ficam muito bem com cores frias (prata, roxo, azul-marinho, azul-petróleo, verde-escuro, verde-musgo etc.), enquanto as morenas e negras acertam quando usam cores quentes (dourado, amarelo, vermelho, laranja, pink, entre outras).
Lembre-se que quanto mais idade a pessoa tiver, mais suave a intensidade da cor deve ser. A teoria das cores também vale para peças de vestuário e acessórios!
Faça uso do visagismo e transforme-se em uma mulher ainda mais bonita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário