quinta-feira, 4 de março de 2010

SAFÁRI E BALNEÁRIO CHIC: TENDÊNCIAS PARA A MODA PRAIA NO VERÃO 2010

Cores, texturas e aplicações inspiradas em climas étnicos e náuticos são parte das criações dos estilistas para a próxima estação
Por Fábia Galvão

Mesmo com a longa temporada de chuvas, não deixe o verão para depois: no dia 21 de dezembro, ele aporta no hemisfério sul cheio de cores, texturas, aplicações e modelos incríveis da moda praia. A consultora de imagem Alice Ciampolini, da Beraldo Ciampolini (link para http://www.beraldociampolini.com.br/), selecionou as principais as tendências para as coleções de 2010. Saiba o que está em alta fique em sintonia com hits da estação!

Conceitos
A atmosfera das coleções de praia 2010 trouxe cores, estampas e símbolos do safári para as passarelas. O estilo que mistura exotismo e sensualidade apresenta formas, texturas e detalhes rústicos e selvagens, numa tentativa de incorporar elementos étnicos ao clima quente. Lycra texturizada, estamparias de peles e roupas de banho em tons bastante vivos vão aparecer muito nas praias e piscinas do Brasil.

Outro conceito marcante nessa estação é o de balneário chic. Imagine-se num barco deslumbrante ou num resort cinco estrelas e tente traduzir toda a sofisticação desses ambientes para as areias – isso é a moda navy, que lembra universo náutico e emerge no verão em biquínis e maiôs elegantes, com modelos e aplicações na mesma linha.

Cores e estampas
Variações de verde e tons de terra com toques de preto, branco e marfim fazem parte das peças inspiradas na moda safári, aliadas às estampas de peles de animais. “Já quando o assunto é balneário chic, os estilistas resgatam as cores azul, vermelho e branco para compor peças em estilo navy, e não abrem mão das listras eternizadas pelos marinheiros”, explica a consultora Alice Ciampolini.

Outras estampas geométricas, como o poá e o quadriculado, também vêm com tudo e as vibrantes cores flúor, tão destacadas no streetwear, só aparecem compostas em estampas equilibradas por outras mais frias na moda praia.

Modelos
O verão 2010 vai ser clássico e generoso quando o assunto é modelagem. Nos biquínis, o tomara-que-caia que é sempre sucesso absoluto entre as brasileiras permanece, para evidenciar o bronzeado do colo e dos ombros. Já a frente única continua forte nas coleções, sem aquele bojo tão marcado e bem estruturado nos seios, para favorecer a maioria das mulheres e especialmente as que aumentaram o número do sutiã.

A parte de baixo deixa de ser tão pequena e aparece mais larguinha na lateral, valorizando o quadril feminino. Alice Ciampolini dá a dica: “Lacinho ou espessura fina na lateral só para as mais magras. A ideia é sempre criar um equilíbrio visual entre as nossas proporções”. Já os maiôs têm modelagens inovadoras, babados e cortes que evidenciam a cintura.

Aplicações
O clima das savanas é afirmado nas praias por meio das aplicações de ossos, miçangas, imitações de dentes e amarrações. Já a sofisticação do universo náutico é vislumbrada nos detalhes em madrepérola, nas costuras plissadas, nos modelos em que lycra é mais solta, nas aplicações em metal dourado ou prateado e em nós incluídos nas peças.

Saiba mais:
O biquíni em 50 anos*
Anos 50 – Ele tinha peças de tamanho bem grande. Na parte de baixo, a cintura era alta e as cavas bem baixas. Foi considerado ousado, mas hoje é tido como um modelo grande.
Anos 60 – Já era ousado por deixar o umbigo em evidência e tinha uma cavas mais profundas.
Anos 70 – Nessa década, o biquíni ficou com a cintura baixa de vez. Calcinha lisa e sutiã superestampado simbolizavam a quebra dos padrões da época – até então, as peças sempre formavam um conjunto. Nas areias do Rio de Janeiro, surgiram as tangas.
Anos 80 - Lycra brilho, sutiã retorcido e nenhuma estrutura no bojo eram elementos do estilo da época, sempre com cores fortes tipo verde-limão e rosa-pink. O fio-dental e o modelo asa-delta eram febre, assim como o sunquíni.
Anos 90 - A parte de baixo era virou uma sunguinha ou um shortinho, e a camuflagem foi uma estampa marcante.
Anos 2000 – As coleções misturaram influências de várias épocas, especialmente dos anos 70 e 90, e deixaram modelo asa-delta para trás. Novas modelagens surgiram, como o maiô biquíni, e as coleções de praia ganharam status de arte no mundo da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário