
Esses cosméticos dispensam a necessidade do sol para deixar a pele morena e - melhor ainda! - evitando o câncer de pele, as manchas e outros problemas derivados da exposição solar.
De acordo com a dermatologista Carla Bortoloto, especialista em medicina estética do Iptcp (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele), os autobronzeadores possuem uma substância química chamada de dihidroxiacetona, que causa uma reação com a camada mais superficial da pele e dá o aspecto bronzeado sem prejudicar as células, liberar radicais livres ou apresentar riscos à saúde.
- Ele é diferente do bronzeador comum, porque não depende do sol para fazer efeito e por isso é mais seguro e recomendado pelos médicos.
Apesar de ser mais indicado, muitas pessoas acreditam que esse produto deixa a pele alaranjada, com um aspecto artificial. Porém, graças à tecnologia e à evolução dos autobronzeadores é possível conquistar uma cor dourada e supernatural, como se a pessoa tivesse curtido as férias de verão com um sol de rachar.
- O aspecto artificial pode ser evitado através da escolha adequada do autobronzeador. Realizar uma esfoliação da pele antes de aplicá-lo e depois usar um óleo ou um creme hidratante ajuda a deixar o bronzeado mais bonito.
Além disso, Carla recomenda evitar a aplicação do autobronzeador no rosto e nas áreas do corpo com pele mais grossa, como por exemplo, mãos, pés, cotovelos e joelhos. Para adquirir um bronzeador mais intenso e mais natural, é indicado o uso do produto a cada três dias.
Maquiagem
O maquiador Jayme Vasconcellos conta que usar uma base num tom um pouco mais escuro que o da pele pode ajudar a dar o ar do verão.
A dica, porém, é não passar em todo o rosto, porque não dá um ar natural.
- É importante passar a base nas áreas que normalmente tomam mais sol, áreas do rosto que são mais queimadas como a testa e as maçãs do rosto.
A textura da base, do pó e do blush também são muito importantes. Para a base, prefira uma textura ultrafluida, para não deixar a pele pesada. As mulheres que quiserem usar pó devem optar pela textura mais levinha possível, de preferência mineral, mas sem esquecer que esse item pode ser dispensado se a mulher souber usar bem a base e o blush. Já este último pode ser de uma textura mais cremosa ou em mousse, que confere um resultado muito natural e é fácil de espalhar.